sexta-feira, 29 de maio de 2009

Panis et circus

Os fundos para conservação da natureza e essas tretas de taxas de remoção de barreiras administrativas só servem para uma coisa: fazer de conta que se protege destruindo! Não é nova, vivemos num país em que as pessoas só olham para o show off da "corrupção" outras tretas e não vêm o que está por detrás disso! Não gostam de história porque ela "não serve para nada" e por isso têm uma memória curta. Tantas vezes há "polémicas" de caca para as quais as pessoas olham e que só servem para lhes desviar a atenção de outras coisas mais importantes (v. g. o casamento entre homossexuais, algumas – não todas - tretas sobre a justiça…)

Um exemplo do funcionamento das taxas para remoção de barreiras administrativas: havia a possibilidade, em Lisboa, de substituir as garagens obrigatórias em prédios urbanos a edificar em Lisboa por uma taxa que seria (se eu não me engano) para melhorar os parques de estacionamento. A taxa ficava mais barata que a construção de garagens e Lisboa hoje é a porcaria que é…

As taxas dessas obras servirão para o mesmo, alimentar os gestores dos fundos e emprega-los e amanhã quem vier que se amanhe…

Outro exemplo de palhaçada: as Europeias onde parece que se discutem as legislativas. Se as pessoas soubessem quais são as atribuições do Parlamento Europeu perceberiam que, salvo raras vezes, aquilo que se está a apregoar é mentira. Se as pessoas soubessem como funciona o Orçamento da Comunidade e conhecessem a sua história duvidariam de grande parte das propostas que aparecem (apesar de parecer que essas propostas são um acidente no discurso "a pensar nas legislativas e na penalização do Governo).

Sem comentários: