terça-feira, 8 de julho de 2008

Curioso

Porque é que quando um automobilista não deixa passar um peão na passadeira acena em jeito de agradecimento? (Não estou a falar dos casos em que o peão cede a prioridade ou começa a engonhar num "passo ou não passo").

Eu agradeço quando me fazem um favor, como de resto toda a gente menos esses gajos.

Para fazer favores há uma vontade daquele que faz o dito em levar a cabo uma determinada acção (livre arbítrio à parte). Ora no caso em apreço a proposta que o automobilista faz ao peão é esta:

- Oh chefe! Deixas-me passar ou queres ser atropelado?

A voluntariedade que resta aqui é pouca (ou nenhuma considerando que pode haver situações de sério perigo para a vida humana, partindo da posição que há coação físicana ameaça de morte). Por isso não acenem mas façam cara de desalmados. Já viram o que era se os assaltantes sorrissem para vítima a quem estão a roubar com uma arma apontada à cabeça e lhe agradecessem?

2 comentários:

Senayuri disse...

O acenar é um sinal para impôr respeito. Na antiga Prússia, os condutores de liteiras e quadrigas acenavam com a parte terminal do membro superior aos pobres peões (crê-se ser um gesto de agradecimento por os pouparem da remoção de sangue seco das suas viaturas). Em Pompeia terão sido encontrados frescos que retravavam esse venerável aspecto do quotidiano. Foi Átila, o Huno quem interrompeu com esse civilizado costume, pois gostava de estropiar as vítimas, passando a escassear, no mundo civilizado, seres com todos os membros inteiros.

Btw, enquanto estive no seu blog, carreguei 3 vezes no botão de reload, hurray! Quem é amiga, quem é?

J.M.P.O disse...

Há então se agradecem por eu não lhes sujar o carro com o meu sangue aceito o cumprimento. Também lhes vou retribui-lo porque é por causa de eu não querer sujar os carritos que eles não vão para a choça...

Essa segunda parte é fruto de uma violação aos meus direitos de personalidade, não te vou responder. :|