sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comentários sobre o evolucionismo as presunções de sageza e outras merdas que se escaparam das minhas mãos.

Começou aqui, e deixei este comentário:

Não querendo entrar em discussões que não levam a mais lado nenhum que não ao insulto. (Popper no "mito do contexto" disse qualquer coisa do tipo: quando a discussão envolve crenças é muito difícil de fazer, a malta acaba frequentemente a discutir e não se chega a lado nenhum mas quando se consegue discutir civilizadamente apesar de as diferenças se manterem o diálogo torna-se enriquecedor).

Um senhor bispo de Cusa de seu nome Nicolau (não, não é o Pai Natal!) disse algures isto: "A essência das coisas que é a verdade dos entes é impossível de atingir na sua pureza; todos os filósofos a procuraram, nenhum a encontrou tal como é; e quanto mais profundamente estivermos cientes desta ignorância mais nos aproximaremos da verdade em sim mesma." (Ele diz porquê na "Douta Ignorância").

John Stuart Mill defende o "principio do dano" com a constatação de que todos somos falíveis.

Esta máxima é aceite mas esquecida principalmente quando as discussões chegam ao tom a que esta chegou...

Toda a gente conhece a hipocrisia da Igreja, não é preciso estar a recordar aquilo que se diz o Rodrigo e a Lucrécia andaram a fazer...Normalmente quando o fazemos estamos a ser mais hipócritas... (A História serve, principalmente, para nos explicar realidades compreensivas deixem lá os mortos e guardem-nos para outro contexto onde realmente chamem por eles)… Eu, pessoalmente não sei se o fizeram, nem aonde. Não estava lá para ver e cada um escreve e inventa o que quer... (não com isto não estou a dizer que o senhor, de alcunha Alexandre VI (salvo erro) era um homem às direitas, por acaso julgo conhecer relativamente bem a história do senhor e sei que o não era, como de resto muita maltinha ao longo dos tempos).

A macumba é o Credo (em Latim) "creio em deus pai omnipotente,criador do céu e da terra,e em jesus Cristo...

Tenham juízo e alguma humildade, ou seja aquilo o que me faltou a mim nestas frases :)

Por fim, o tema principal:

Sim, creio no evolucionismo e acho que deviam saber que há muitos filósofos e teólogos católicos que defendem, desde há muito tempo (tipo desde o inicio da Igreja, os Judeus ao que parece não questionavam muito isso), que o Génesis é uma fábula para explicar o inicio do mundo e não uma "lei cientifica".Truyol y Serra (v. g.), senhor que julgo católico, em 1960 escreveu (na RFDL) que o Mito da criação do Homem no Génesis nos vem dizer que somos todos Irmãos. (Ups… Só via agora o óptimo post do "farmácia central"…) Em Deus, como diria Unamuno, a minha ânsia de imortalidade aproxima-me dele mas a minha razão afasta-me, não sei se acredito mas quando morrer digo.

Sem comentários: